quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Lendas sobre o Bolo Rei

A Lenda do Bolo Rei


Os Reis Magos foram visitar o menino Jesus, perto da gruta onde estava o menino, os Reis Magos tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.
Um artesão que ali passava assistiu à conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa.
Depois de cozido repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.
Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo Rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal.
Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.

A Lenda do Bolo Rei

Na sua viagem para Belém, quando foram ver o menino Jesus, passaram por muitas terras. Pelo caminho, encontraram pessoas que lhes deram presentes, coisas para levarem na sua visita a Jesus: ovos, laranjas, favas, figos, nozes, uvas, mel, etc. Um moleiro deu - lhes um saco de farinha.Tudo o que lhes davam, os Reis metiam num grande saco que levavam no alforge do camelo.
Uma noite, pararam para descansar na cabana de um pastor. Este quis oferecer-lhes leite das suas ovelhas e foi buscar um grande caldeiro dele. Mas, ao entrar na cabana, o pastor tropeçou e o leite entornou-se todo dentro do saco dos presentes que as pessoas deram aos Reis Magos.
Ficou tudo numa grande confusão!
Então, o Rei Belchior lembrou-se de amassar tudo fazendo um bolo em forma de roda e que foi assado no forno do pastor. Ficou delicioso!
E foi assim que surgiu o 1ºBolo.

Sem comentários:

Enviar um comentário